Bem-vindo à pagina profissional de Fernanda Stoduto Ferreira

O objetivo desta página é trocar informações sobre:

# Qualidade e Segurança dos alimentos;
# Microbiologia de alimentos;
# Segurança em Indústrias de alimentos;
# Segurança em Serviços de alimentação (S.A.);
# Implementação de Boas Práticas (S.A.);
# Implementação de Boas Práticas de Fabricação (BPF) em Indústrias;
# Implementação de Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC);
# Elaboração de documentos: Manual de Boas Práticas, Procedimentos Operacionais Padronizados (POP), Procedimentos Padrão de Higiene Operacional (PPHO);
# Gestão de equipes;
# Treinamentos em Segurança dos alimentos.



quarta-feira, 15 de junho de 2011

Higiene de mãos de manipuladores

Um dos grandes desafios para quem trabalha com manipuladores é convencer os mesmos da importância da higienização de mãos. Lembrando (não consigo deixar de lembrar) que higienizar é limpar com sabão/detergente + desinfetar com sanificante (produto recomendado: álcool 70% líquido ou gel). A primeira etapa - Limpeza - remove substâncias minerais e/ou orgânicas indesejáveis, tais como terra, poeira, gordura e outras sujidades. A segunda etapa - Desinfecção - reduz o número de microrganismos em nível que não comprometa a qualidade higiênico-sanitária. Há métodos para tornar a higienização de mãos um hábito, tais como treinamentos e a 'hora do apito'. Treinamentos são necessários e existem diversos, teóricos e práticos. Uma forma de treinamento que acho muito interessante é mostrar através de análises microbiológicas (swab de mãos), pois assim as bactérias tornam-se visíveis. Se o objetivo é apenas mostrar que as mãos são cheias de bactérias e que são necessárias as duas etapas para a higienização, pode-se fazer Contagem Total (de bactérias heterotróficas) dos 3 momentos: mãos sujas antes de limpar com sabonete, após limpar e após limpar + sanificar. Mostrar as placas ou tirar fotos e mostrar são formas igualmente eficientes. Basta solicitar a um Laboratório que faça análise de alimentos e manipuladores. Outra forma é a 'hora do apito', bastante utilizadas em Restaurantes, quando o Responsável ou alguém designado apita a cada 30 min, 1 hora, e todos param para higienizar as mãos... É um recurso, quando não há ainda o hábito.
Uma coisa muito importante (e obrigatória) é ter pias abastecidas, na área de produção e no banheiro: sabonete neutro líquido inodoro + sanificante ou sabonete bactericida, papel toalha não reciclado e um cartaz orientando 'Como higienizar as mãos'. Também aconselho ter borrifadores, espalhados pelas áreas, com álcool 70%, para aqueles momentos em que não dá pra ir até a pia higienizar as mãos e também para higiene ambiental. É fundamental ter alguém responsável por abastecê-las, senão no 'corre corre' um espera pelo outro pra abastecer.
Com a higiene adequada de mãos, evitamos a contaminação dos alimentos através dos manipuladores. Algumas bactérias, como Escherichia coli, Salmonella e Staphylococcus aureus, podem ser transmitidas aos alimentos através das mãos.
Abaixo, no blog, há um cartaz bem simples de 'Como higienizar as mãos'. Lembre-se de colar um como esse em cada pia de higienização de mãos. Há também um cartaz com 'Hábitos dos manipuladores' e outro com fotos de placas de mãos sujas, limpas e higienizadas.

Um comentário: