Bem-vindo à pagina profissional de Fernanda Stoduto Ferreira

O objetivo desta página é trocar informações sobre:

# Qualidade e Segurança dos alimentos;
# Microbiologia de alimentos;
# Segurança em Indústrias de alimentos;
# Segurança em Serviços de alimentação (S.A.);
# Implementação de Boas Práticas (S.A.);
# Implementação de Boas Práticas de Fabricação (BPF) em Indústrias;
# Implementação de Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC);
# Elaboração de documentos: Manual de Boas Práticas, Procedimentos Operacionais Padronizados (POP), Procedimentos Padrão de Higiene Operacional (PPHO);
# Gestão de equipes;
# Treinamentos em Segurança dos alimentos.



sexta-feira, 10 de junho de 2011

Liderança é caráter em ação

Começo esse texto com a frase de Warren Bennis: "Liderança é caráter em ação". Se eu pudesse presentear os Engenheiros, Nutricionistas e todos os demais profissionais que trabalham com equipes, tanto os experientes como os iniciantes, daria a todos o livro "Como se tornar um líder servidor" (James C. Hunter). Se você não leu, leia. Ele fala sobre a diferença entre gerenciar e liderar: "Gerência é o que fazemos, liderança é quem somos". Segundo o autor, "Liderar significa conquistar as pessoas, envolvê-las de forma que coloquem seu coração, mente, espírito, criatividade e excelência a serviço de um objetivo". Difícil? Impossível? Não, não é. Você pode estar pensando que com o salário que nossos profissionais ganham, ou com o nível de escolaridade que eles têm, isso é uma utopia, mas não é. Não estou aqui falando de valorização pelo salário, não há dinheiro envolvido aqui. Há "estímulo emocionais, empenho em ensinar, treinar e estimular pessoas". Alumas pessoas já nascem com isso, outras precisam desenvolver. Na minha opinião, e pela minha experiência com equipes, tudo tem início na forma que enxergamos nossos liderados. É uma visão que parte do coração: Enxergo ele como ser humano? Com suas deficiências, qualidades e necessidades? Enxergo sua dedicação, ou apenas suas falhas? Enxergo suas potencialidades, ou apenas seu temperamento 'difícil'? Uma frase que acho maravilhosa, citada nesse livro, é "As pessoas anseiam por apreciação mais do que pelo pão" (William James). Para mim essa frase diz tudo. É ter gentileza: dispensar atenção, apreciação e encorajamento aos outros. Não estou aqui dizendo que é uma tarefa fácil, ou rápida. É trabalhosa, exige dedicação e coração. E também não significa que não seremos magoados ou traídos. Mas é uma tarefa que compensa, quando vemos a evolução do ser humano que trabalha conosco, o brilho nos olhos. Nunca vou esquecer uma vez, quando conseguimos implementar o APPCC em uma Empresa, fui até os profissionais agradecer por todo seu empenho e dedicação, e um deles ficou me olhando, meio estranho, e me disse: "Fernanda, em todos os meus anos de trabalho, nunca ninguém me disse 'obrigada'". Fiquei tão comovida, chocada, ele era um profissional dedicado em muitos sentidos, por que nunca ninguém agradeceu essa dedicação? Todos nós precisamos de reconhecimento, elogios. Desde o trabalho mais simples, até o mais complexo. Através desse reconhecimento modificamos tudo! O autor fala mais uma verdade que acho linda: "Depois que as tropas aceitam o líder, passam a aceitar qualquer missão que ele apresente". Nesta Empresa, para implementar o APPCC criamos um sistema de identificação das lideranças, definição do que elas tinham que cumprir e feedback mensal de todos os líderes que tinham atingido suas metas, dando um cartão de agradecimento assinado por todos os líderes e um brinde simbólico. Além disso, através dos documentos que eles preenchiam, eles podiam expressar suas opiniões e dar idéias de melhorias, que eram realizadas em sua maioria. Havia brilho em seus olhos. Eles  me diziam que era o reconhecimento de seu empenho. Eu sabia que poderia pedir qualquer coisa para eles, que eles fariam. Houve muita dificuldade, dor e conflitos. Mas, a união de todos tornou o sonho possível.
Encerro esse texto com mais duas reflexões do livro, que dizem mais ou menos assim: "Não é questão de dinheiro, essa é uma reclamação concreta, e sim de sentimentos e questões morais como confiança, apreciação, respeito, gentileza, dedicação" e "O salário é meu direito. O elogio é meu presente."

Nenhum comentário:

Postar um comentário